Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O ensino superior no Brasil

A maneira que alunos e professores tratam esse comércio Foi o tempo em que alunos e professores se interessavam e valorizavam o ensino superior nesse país. Atualmente ensino superior, nada mais é que um comércio, uma negociação que envolve somente interesses financeiros. A importância de formar bons profissionais para o mercado e a sociedade, parece ser utopia, algo do passado ou fantasiosa. Mas em meio a essa discussão, surge também a duvida, a culpa é de quem, dos alunos que não querem absolutamente nada ou dos mestres e doutores que querem mesmo é receber seus ordenados, independente do interesse ou comprimento de seu trabalho? E as instituições de ensino, acompanham durante todo ano letivo a produtividade, tanto dos alunos quanto dos professores ou apenas se preocupam com as mensalidades, se estão sendo pagas em dia? Na universidade em que estudo, acontece coisas no mínimo inusitadas, se um aluno esquece ou perde a carteirinha de acesso é barrado e impossibilitado de entrar no meio acadêmico, para assistir aulas, entregar trabalhos ou até mesmo fazer atividade e provas, mesmo que sua mensalidade esteja em dia, olha o cúmulo do absurdo, sendo aluno frequentador assíduo e com suas obrigações em dia, poderá ser punido e prejudicado se o mesmo simplesmente esquecer o cartão de acesso. Na semana de carnaval, como quase tudo no país, as aulas são suspensas, e retornaram na quinta-feira, pois bem, sendo assim fui à universidade aproveitei o pouco movimento e efetuei o pagamento da minha mensalidade, depois fui até a sala de computadores e visualizei meus e-mails, próximo das 19hrs, dirigi até a minha sala de aula no terceiro andar do prédio. Como disse, o movimento estava menor do que os dias normais porem quando chego à sala me deparo com o professor e um casal, de alunos de outra sala que estavam sem professor, conversando normalmente e barrando minha entrada na sala, consigo pescocear e vejo que a mesma estava vazia, com isso ando pelo corredor e retorno a minha sala, ainda barrado pelos alunos da outra turma e o professor que simplesmente ignora minha presença, até que então uma aluna que estava de conversa furada com o professor se afasta e eu consigo adentrar, a espera que algum colega de sala aparecesse ou o professor me dissesse algo, talvez até me dispensasse da aula já que fui o único a comparecer, mas pasmem, do momento que eu entrei na sala para assistir a aula ao momento que de cansado de espera me levantei e sai, o professor nada fez, continuou a jogar conversa fora com o casal de alunos, ou seja, fui ignorado o tempo todo, a sensação que tive é de ser invisível ou de ser um intruso no lugar e na hora errada. Onde esta a ética profissional e o respeito com o aluno? Atitudes como esta, nos leva a ter certeza que ensino superior é tratado como comercio nas instituições de ensino, você não tem grandes dificuldades para ingressar, possui benefícios do governo e meios que facilitam a sua inclusão, porem terá um contrato de serviço que tem de ser pago religiosamente e fazendo sua parte no trato não tem por que se preocupar, agora não queira exigir qualquer coisa além, pois isso é querer demais e pode custar um pouco mais. Triste realidade. por Cesar Augusto

3 comentários:

  1. cesão,

    não hesite em repassar o acontecido pra coordenação, abraços!

    ResponderExcluir
  2. É ...

    Isso é um absurdo e tem que ser passado a coordenação .

    ResponderExcluir
  3. Isso aconteceu com aquele professor novo ?

    ResponderExcluir